Os exames de Medicina Nuclear, salvo situações de urgência, devem ser marcados com a devida antecedência. No momento da marcação serão fornecidas algumas informações úteis, como a necessidade de eventual preparação (por exemplo jejum), a duração prevista para a realização do exame e o tempo necessário para a emissão do relatório.
No dia do exame, deverá dirigir-se à recepção/secretaria, onde será encaminhado para um médico nuclearista, técnico de Medicina Nuclear ou enfermeiro, ser-lhe-á realizado um pequeno questionário e eventual observação clínica. Em seguida, ser-lhe-á administrado, a maior parte das vezes por uma veia, o radiofármaco adequado ao tipo de exame ou tratamento em causa. No caso dos procedimentos de diagnóstico, a sequência e tipo de imagens varia de acordo com o exame solicitado pelo seu médico e apropriado para a sua situação clínica, podendo começar logo após a injecção do radiofármaco ou ser realizada horas ou dias depois.
Após a aquisição, o exame é analisado, fotografado e finalmente relatado pelo médico da especialidade.
Em caso de dúvida não hesite em pedir esclarecimentos aos profissionais do Serviço de Medicina Nuclear a que foi enviado pelo seu médico assistente.