Por favor, leia com atenção este folheto.
Contém informações importantes sobre o exame que vai realizar.
Não hesite em solicitar mais informações junto dos profissionais do Serviço de Medicina Nuclear, caso não esteja completamente esclarecido.
A PET – Tomografia de Positrões – estudo de corpo inteiro com 18F-FDG é um exame de Medicina Nuclear, simples e seguro, indicado no estudo de várias doenças oncológicas, inflamatórias e infeciosas. Foi considerado, tanto pelo seu médico assistente como pelo médico de medicina nuclear, como o exame mais adequado para estudar o seu estado de saúde.
O exame é realizado em várias etapas:
Para a realização do exame é necessário ter em atenção as seguintes recomendações e esclarecimentos:
Se não realizar este exame o estudo do seu estado de saúde fica incompleto, limitando a escolha do melhor tratamento e do acompanhamento mais adequado.
Este exame utiliza Raios-X e uma pequena quantidade de uma substância radioativa (que confere uma dose de radiação equivalente à dose de radiação natural que recebe durante 3 a 5 anos). Assim, o risco para a sua saúde associado a este exame é considerado muito baixo e o benefício que obterá com o resultado do exame justifica largamente a sua realização.
Para diminuir a exposição à radiação (de si próprio e das pessoas que contactam consigo), deve seguir as seguintes instruções até ao final do dia do exame:
©2025. Sociedade Portuguesa de Medicina Nuclear. Todos os Direitos Reservados.